Prêmio para melhores atividades científicas em escolas públicas tem três vencedores na região de Campinas; conheça os projetos
Imagem de arquivo mostra estudante usando equipamento em laboratório de ciências em Campinas (SP) Reprodução/EPTV A 4ª edição do Prêmio Ciência para To...
Imagem de arquivo mostra estudante usando equipamento em laboratório de ciências em Campinas (SP) Reprodução/EPTV A 4ª edição do Prêmio Ciência para Todos elegeu, nesta sexta-feira (24), as melhores atividades científicas em escolas públicas. Entre os vencedores, há unidades de ensino de Campinas (SP), Mogi Guaçu (SP) e Pedreira (SP). Conheça cada um dos projetos abaixo. 🥇 A premiação contempla os três primeiros colocados de cada uma das categorias: Anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), nas modalidades ensino regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ensino médio (1º ao 3º ano), nas modalidades ensino regular, técnico e profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia de premiação será na quarta-feira (29), às 10h, no Museu Catavento, em São Paulo (SP). Promovida pela Fundação Roberto Marinho e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens da ciência. As turmas escolhidas poderão participar de uma visitação a centro de pesquisa apoiado pela Fapesp para a interação com pesquisadores, incluindo transporte, alimentação e mediação pedagógica. Os professores receberão um notebook. Nas escolas sem notas e sem provas, quais alunos se dão bem? Projetos premiados ☂️ Cidade à Prova d’Água Inspirados pelos desafios provocados pelas fortes chuvas em Várzea Paulista (SP), os estudantes da Escola Estadual Mitiharu Tanaka criaram o projeto “Cidade à Prova d’Água”, sob orientação da professora Kethlyn Belmonte, vencedora de uma edição anterior do prêmio. O grupo desenvolveu protótipos que ilustram como pisos drenantes podem facilitar o escoamento da água da chuva, ao captar e redirecionar o volume acumulado para bacias de amortecimento. A iniciativa chegou a ser apresentada a representantes da prefeitura. 💧 Da distopia à utopia: memórias e preservação das águas As consequências da crise climática também embasam o projeto desenvolvido na Escola Municipal Professora Maria Diva Franco de Oliveira, em Mogi Guaçu (SP), sob orientação dos professores Alex Barreiro e Araci França. “Da distopia à utopia: memórias e preservação das águas” investiga a relação da comunidade escolar com o rio Mogi Guaçu, principal referência natural e histórica do município. Os estudantes compartilharam os resultados da pesquisa em “aulões” na escola, produziram um podcast e participaram do desfile cívico com cartazes sobre o rio. 🌱 Farmácia Natural – Saberes Populares e Plantas Medicinais da Comunidade O terceiro projeto vencedor na categoria ensino fundamental foi desenvolvido na Escola Estadual Luiz Bortoletto, em Pedreira (SP), sob a orientação da professora Tamires Aparecida Darioli. Intitulado “Farmácia Natural – Saberes Populares e Plantas Medicinais da Comunidade”, o projeto integrou tradição e ciência. Os estudantes conduziram entrevistas com pais e responsáveis, realizaram análises científicas das plantas mais citadas e produziram diversos preparados naturais, como tinturas, óleos medicinais, unguentos e escalda-pés. Além disso, a equipe criou um herbário escolar e um livreto educativo voltado para a comunidade. 🐟 FishVision Na etapa do ensino médio, um dos projetos vencedores foi o “FishVision”, desenvolvido por alunos do curso técnico em eletrônica integrado ao ensino médio da Escola Técnica Estadual Bento Quirino, em Campinas. Sob orientação da professora Regina Morishigue Kawakami, eles criaram um protótipo de submarino impresso em 3D capaz de realizar a biometria de tilápias por meio de uma câmera e de um sensor de distância a laser TOF, remotamente e não invasiva. Esse método aumenta a produtividade e protege o ecossistema, evitando a captura de animais que ainda não atingiram a fase adulta. 🧩 Neurync – Sistema de Auxílio para Neurodivergentes A Escola Técnica Estadual Rosa Perrone Scavone, em Itatiba (SP), desenvolveu o projeto “Neurync – Sistema de Auxílio para Neurodivergentes”, com o objetivo de facilitar a comunicação e reduzir situações de sobrecarga sensorial em sala de aula, especialmente para alunos com TDAH, dislexia e autismo. Sob orientação do professor Anderson Wilker Sanfins, os estudantes criaram um sistema que envia alertas discretos aos professores nos momentos de desconforto, evitando constrangimentos e promovendo maior inclusão. 🌳 Fertiliza Invasora Na cidade de Franca (SP), a Escola Estadual Ângelo Scarabucci também se destacou como vencedora. Sob orientação do professor Henrique Pereira, já premiado em uma edição anterior do Ciência para Todos, os estudantes desenvolveram o projeto “Fertiliza Invasora”, voltado para o controle e o reaproveitamento de árvores invasoras no reflorestamento com espécies nativas. Além de promover a conservação ambiental, a iniciativa estimulou a realização de atividades ecológicas entre os alunos, incluindo circuitos educativos com caminhadas, coleta de lixo e plantio de mudas. VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas