Detector de explosivos e scanner corporal: veja novos equipamentos de segurança no aeroporto em Guarulhos para voo internacional
Aeroporto em Guarulhos inaugura scanner corporal e detector de explosivos em voos internacionais Viajar pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos...

Aeroporto em Guarulhos inaugura scanner corporal e detector de explosivos em voos internacionais Viajar pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, vai ficar diferente a partir de agora. Quem for para o exterior vai passar por equipamentos de segurança de última geração: tem raio-X de visão dupla, scanner corporal e até detector de partículas de explosivos. O objetivo é reforçar a segurança, reduzir filas e dar mais agilidade à inspeção de passageiros e bagagens, até mesmo para passageiros com mobilidade reduzida ou que utilizam equipamentos médicos implantados. Os aparelhos foram instalados no final de agosto no Terminal 3, área destinada aos voos internacionais. ✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp Avaliados em US$ 2 milhões (cerca de R$ 11 milhões), os equipamentos foram doados pelo governo dos Estados Unidos, após parceria firmada em 2023 com a concessionária GRU Airport, com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a Polícia Federal, no total, foram doados três scanners corporais, seis raio-x duplos e oito sistemas de detecção de traços de explosivos (ETD). Guarulhos é o segundo aeroporto da América do Sul a receber uma doação desse porte. Em janeiro, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, já havia sido contemplado com equipamentos semelhantes. Maior aeroporto do país, cerca de 135 mil passageiros circulam todos os dias por Guarulhos, com média de 880 pousos e decolagens, segundo a GRU Airport. Veja abaixo como funcionam os equipamentos: Scanner corporal (AIT-body scanner) Scanner corporal foi instalado no Terminal 3 do aeroporto. Reprodução/Anac O scanner corporal substitui gradualmente os antigos detectores de metal. Ele utiliza ondas eletromagnéticas para criar uma imagem tridimensional do corpo. As ondas atravessam as roupas, mas não penetram no corpo humano. A pele reflete completamente esse tipo de onda, o que garante a segurança do processo. Quando não há nenhum objeto escondido, o sistema capta apenas o reflexo uniforme da pele. Já na presença de itens ocultos — como volumes diferentes das roupas ou anomalias — parte das ondas é refletida de maneira irregular. Esse sinal é então identificado pelo equipamento como algo suspeito. A tecnologia consegue identificar qualquer objeto escondido sob as roupas — metálico ou não metálico. “É um equipamento que não emite nenhuma onda prejudicial à saúde e permite muito mais clareza na detecção. Ele não mostra a imagem real da pessoa, mas um boneco genérico, um avatar. Tudo respeitando a intimidade do passageiro”, explica o delegado Júlio Cesar Baida Filho, da PF no Aeroporto Internacional de São Paulo. A checagem leva menos de quatro segundos. Se algo suspeito for identificado, o passageiro pode ser submetido à revista manual. Ainda não são todos os passageiros que passam pelo novo scanner na área de voos internacionais, já que alguns detectores antigos continuam em funcionamento. “Preferencialmente, todos passarão pelo equipamento mais moderno. Só em situações de lotação máxima é que alguns serão direcionados para a estação mais antiga”, completou o delegado. Scanner corporal foi instalado no Aeroporto em Guarulhos. Reprodução/PF Sistema de detecção de traços de explosivos (ETD) O detector de traços de explosivos (ETD, sigla em inglês para "explosive trace detector") funciona a partir da análise de partículas microscópicas que ficam em roupas, bagagens, pacotes ou até na pele de passageiros. O sistema pode identificar rapidamente resíduos de substâncias explosivas, mesmo em quantidade mínima. Essa tecnologia acrescenta uma camada extra de proteção contra atentados e já é usada em diversos aeroportos internacionais. Em Guarulhos, o recurso deve ser aplicado em bagagens de mão, itens pessoais e inspeções adicionais feitas de forma aleatória. Sistema de detecção de traços de explosivos Reprodução/PF Raio-X de visão dupla O novo raio-X de visão dupla permite que a mala seja inspecionada de diferentes ângulos em uma única passagem, o que aumenta a confiabilidade da checagem e elimina a necessidade de repetir o processo. O equipamento não faz rastreio apenas em bagagens, mas sacos plásticos, pastas, mochilas, pacotes de diversos formatos e outros objetos de pequeno e médio porte transportados à mão. “Ele torna o processo mais rápido e mais seguro. Antes, muitas vezes, era preciso passar a mala mais de uma vez para confirmar a imagem. Esse raio-X agora instalado é muito mais poderoso e confiável, porque mostra diferentes posições do mesmo objeto”, afirma Baida. Com isso, a fiscalização ganha em eficiência, e o passageiro passa menos tempo na fila. Raio-x com visão dupla é usado na inspeção de bagagens em Guarulhos. Reprodução/PF